sexta-feira, 22 de maio de 2009

Webquest: Funções Inorgânicas

Introdução
Olá Alunos!
Nesse segundo bimestre estaremos desenvolvendo um trabalho sobre as Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, onde veremos os conceitos de cada função, sua nomenclatura e aplicação no cotidiano.
Você é o responsável pela abrangência e pela clareza dos conteúdos!
Espero que façam um bom trabalho!!!
Juntos conseguiremos bons resultados.
Prof. Neusa Nogueira Fialho


Tarefa
A tarefa que vocês terão que cumprir constitui de um trabalho de pesquisa escrita sobre o tema determinado para cada equipe, relacionado às funções inorgânicas e uma apresentação para os demais alunos, em sala de aula.

Processo
- Formem equipes de no máximo 5 alunos.
- Inscrevam-se nos grupos, conforme representação temática abaixo:

Grupo 1- ÁCIDOS: conceito, nomenclatura, exemplos de fórmulas e aplicações no cotidiano.
COMPONENTES:
Claudinir, Gislaine, Adilson, Cristina Golveia e Luciano

Grupo 2 – BASES: conceito, nomenclatura, exemplos de fórmulas e aplicações no cotidiano.
COMPONE
NTES: Carmem, Cintia, Marcelo, Diones e Jorge Marinho.


Grupo 3 – SAIS: explicação segundo Arrhenius e nomenclatura.
COMPONENTES:
Carlos, Aparecido,João, Moacir e Paulo Arruda.

Miguel, Marcos E., Marcelo B. e José Juarez.

Grupo 4 – OBTENÇÃO DE SAIS: neutralização total, neutralização parcial e exemplos.
COMPONENTES:
Sergio, Valdinei, Luis Cesar, Rogério e Marcelo Liberato.

Grupo 5 - Apresentar pelo menos cinco sais, com seus devidos nomes e fórmulas e sua aplicabilidade no cotidiano.
COMPONENTES:
Cláudio, Antenilson, Amadeus, Marcos e Edson.

Grupo 6 - ÓXIDOS: Explicação de Arrhenius e nomenclatura.
COMPONENTES:
Renato e Eno e Flávio.

Grupo 7 - CLASSIFICAÇÃO DOS ÓXIDOS: óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, peróxidos e exemplos de formação de cada um.
COMPONENTES:
Denis, José, Alexandre e Jaciel.

Grupo 8 - Explicaçao de pelo menos 5 óxidos, com suas devidas fórmulas e nomes, bem como sua aplicabilidade no cotidiano.
COMPONENTES:
Maurício, Paulo, André, Renata e Jessuir.

Grupo 9 - CHUVA ÁCIDA: formação da chuva ácida; prejuízos; tipos de chuva ácida.
COMPONENTES: Robson, Luis Carlos, Adenilson, Paulo W. e Valdinei.

- Em seguida, distribuam o papel, a pesquisa ou a parte de cada elemento da equipe.
- Organizem-se com relação à entrega de um material impresso para ser avaliado, representando o grupo sobre o tema escolhido.
- Preparem uma forma de apresentar para a turma o tema escolhido, através de apresentações em power point, vídeos, softwares, etc.
- Tempo para apresentação de até 10 minutos.
- AS APRESENTAÇÕES DEVERÃO ACONTECER, IMPRETERIVELMENTE, NA SEQUÊNCIA QUE SEGUE A COLOCAÇÃO DOS GRUPOS, VISANDO MELHOR ENTENDIMENTO DOS DEMAIS; PORTANTO AS EQUIPES DEVERÃO ESTAR PREPARADAS NA ORDEM SEQUENCIAL DOS GRUPOS, POIS A EQUIPE QUE NÃO ESTIVER PREPARADA DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA, PERDE A NOTA AVALIATIVA DA APRESENTAÇÃO, FICANDO APENAS COM A NOTA DA PARTE ESCRITA.
- TODOS OS GRUPOS DEVEM TER ALUNOS INSCRITOS.
-
PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO: 30/04/2009.
- INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES: 05/05/2009.



Avaliação
A avaliação será da seguinte forma:
- Trabalho escrito (1 por equipe) – 2,0
- Apresentação em sala de aula para a turma: 3,0

Observações: é imprescindível a participação de todos, pois ao final da apresentação deixarei livre para que a equipe se manifeste caso algum aluno não tenha contribuído e nem colaborado com o processo, ou seja, a equipe define se todos recebem a mesma nota a ser atribuída aos membros da equipe.

Conclusão
Nosso objetivo aqui foi levar os alunos a pesquisar e entender as funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, tão presentes em nosso dia-a-dia.
As funções inorgânicas encontram-se presentes em nosso cotidiano, portanto conhecê-las é de grande importância, agregando conhecimentos futuros, necessários à prática na engenharia de produção, pois em determinados momentos poderão estar sujeitos à utilização desses conhecimentos em seu ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário