sexta-feira, 8 de maio de 2009

GRUPO 5 - SAIS NO COTIDIANO

Substâncias Inorgânicas – SAIS

Introdução
A química inorgânica também é denominada química mineral, é o ramo da ciência que estuda os elementos químicos e as substâncias que não possuem carbono coordenado em cadeias.
As substâncias Inorgânicas se dividem em 4 grupos:
ÁCIDO
BASE
ÓXIDO

SAIS
Os sais são compostos que provêm ou dos ácidos, peça substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases pela substituição total ou parcial do grupos de OH pelos ânions dos ácido.

TIPOS DE SAIS
Bicarbonato de Sódio
NaHCO3
Sulfato de Cálcio
CaSO4
Carbonato de Cálcio
CaCO3
Cloreto de Sódio
NaCl
Cloreto de Magnésio
MgCl2

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS SAIS
Possuem sabor salgado;
Conduzem corrente elétrica, quando em solução aquosa;
Reagem com ácidos, bases e outros sais e metais.

O Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) é um composto cristalino de cor branca, muito solúvel em água, com sabor ligeiramente alcalino. É usado na culinária como fermento químico.

O Sulfato de Cálcio ( CaSO4) é um cátion de cálcio que se liga a um ânion de sulfato por uma ligação bivalente. É uma matéria-prima para fabricação de giz. O gesso usado na construção civil e em ortopoedia para imobilização em caso de luxação ou fratura óssea.

O Carbonato de Cálcio ( CaCO3) é o principal componente de casas como calcários, tem características alcalinas e é o resultado da reação do óxido de cálcio com dióxido de carbono.

O Cloreto de Sódio ( NaCl), conhecido com sal de cozinha, é uma substancia largamente utilizada formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sárdio.
O sal é essencial para vida animal e é também um importante conservante de alimentos. O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado ( como sal marinho), sal refinado( sal de cozinha) e o sal iodado. É um sólido cristalino e branco nas condições normais.

O Cloreto de Magnésio (MgCL2 ), usado para diversos fins, na culinária para preparação de leite de soja, na medicina como fins terapêuticos ou mesmo na indústria para produção de magnésio por eletrólise. A maior fonte de cloreto de magnésio é a água do mar de onde é extraído para fins comerciais.

REFERÊNCIAS
http://www.wiqpedia.com/_ / sitio eletrônico acessado em 29/04/2009
http://www.fotoserch.com.br/ sitio eletrônico acessado em 29/04/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário